RECOMENDAÇÕES

Quais são os acessórios que devo ter em casa?

Dois comedouros (podem ser de plástico, metal ou resina), sendo um para água e outro para a comida. Para raças maiores, procure adquirir comedouros “suspensos”, que facilitam a alimentação do filhote. Caminhas e cobertores podem ser uma boa opção para o “enxoval” do seu cão, mas lembre-se que filhotes podem roer coisas rapidamente. Muitas vezes uma almofada e uma confortável caixa de papelão podem ser uma solução mais barata para os primeiros meses. Se você pretende que seu filhote tenha uma casinha, acostume-o desde cedoa a utilizá-la. Lembre-se que os cães gostam de casinhas pequenas. Não adianta comprar uma “mansão” para um filhote pensando na economia. Eles preferem sentir-se como se estivessem numa toquinha. Uma coleira confortável que facilite sua vida na hora que você precisar pegar o cachorro. Os brinquedos devem ser adequados ao tamanho do cão e fabricados para animais. Cuidado com os brinquedos infantis com peças que possam ser engolidas pelos filhotes. Ossinhos de couro também podem ser úteis para entreter boquinhas nervosas, mas não devem ser dados em excesso porque eventualmente podem provocar indigestão.

 

O filhote está dormindo demais. Ele pode estar doente?

Os filhotes, assim como os bebês humanos, dormem bastante mesmo. Eles alternam períodos curtos de relativa atividade com longos períodos de sono. Isso é normal. O que não é normal são filhotes permanentemente apáticos. Neste caso, procure seu veterinário.

 

Meu filhote está com diarreia. É normal?

Talvez sim... Talvez não... É muito comum, quando os filhotes chegam em suas novas casas, que o intestino fique ligeiramente desarranjado por causa do stress da mudança, apresentando consistência mais pastosa. No entanto, não é normal que o cocô seja acompanhado de sangue ou que seja quase líquido. Pelo sim, pelo não, o veterinário deve ser consultado a respeito já na primeira consulta.

 

Quando posso sair para passear com meu filhote?

Só é recomendável sair à rua com seu filhote após ele ter recebido TODAS as doses das vacinas. Ou seja, 15 dias após a última dose de vacina V8/V10. Isso porque a vacina demora alguns dias para fazer efeito, e só após esse período é que ele estará realmente protegido.

 

Além da ração, que tipo de alimentos posso dar para o meu filhote?

Os cães devem ser alimentados, basicamente, com ração industrializada e adequada à fase de desenvolvimento do cão. Algumas marcas possuem formulações que, além da idade do filhote levam em conta seu tamanho quando adulto. Um dado muito importante a ressaltar, é que não se deve trocar com frequência a marca da ração do filhote ou mesmo do cão adulto. Além de ser uma forma muito mais prática de alimento, as rações contém tudo o que seu cachorro precisa. As rações de “primeira linha”, conhecidas como SUPER PREMIUM dispensam, inclusive, os fortificantes e comprimidos de cálcio. O que se pode dar, sem exageros, para os filhotes são petiscos próprios para cães, biscoitos caninos, frutas não cítricas e legumes. Tudo sem exagero para que o filhote não substitua a ração pelas guloseimas. Recomendamos o uso de rações PREMIER Cães Filhotes (Raças Pequenas) até um ano de vida, e após esse período substituir gradativamente para a ração PREMIER Cães Adultos (Raças Pequenas).

 

Quando eu posso dar banho no filhote?

Banhos só são recomendados após ter sido completado o ciclo de vacinas. Caso o filhote esteja com cheiro forte, podem ser usados lenços umedecidos próprios para cães ou mesmo os de bebês, assim como produtos conhecidos como BANHO SECO, encontrados em pet shops. Para cães com pelo longo, escovações frequentes são bastante eficazes.

 

O filhote está chorando a noite. Eu já dei mil broncas, mas ele não para de chorar... O que eu faço?

Lembre-se que, ao levar seu filhote para casa, você o separou da mãe, dos irmãos e dos “humanos” que ele conhecia. É natural, portanto, que ele se sinta “abandonado” durante a noite. O choro/uivo do filhote à noite, é a forma instintiva que ele tem de chamar sua família/matilha para aconchegá-lo. NO ENTANTO, se cada vez que ele chorar você aparecer, ainda que para dar uma bronca, você está ensinando ao bebê que chorando as coisas se resolvem e ele recebe o prêmio que queria: a sua presença. Portanto, a principal medida a tomar é ter paciência e não ceder aos choros/uivos do cão.

 

Meu filhote não aprende a fazer suas necessidades no lugar. Como ensiná-lo?

Os cães só adquirem controle pleno do cocô e do xixi com 3 ou 4 meses de idade. Alguns filhote podem demorar até 6 meses, portanto, tenha paciência.

 

Já tenho um cão adulto e adquiri um filhote. Como fazer para que o mais velho aceite o novo companheiro?

Para que o cão mais velho aceite o novo companheiro, é fundamental que a hierarquia entre eles seja respeitada pelos donos. O mais importante neste caso é não tratar o filhote como um coitadinho a ser protegido. Isto tem uma boa razão: pelo fato do “cão da casa” ser mais velho ele tenderá a ser o líder da matilha, com direito a tratamento especial pelos donos. Convém lembrar que nas matilhas, uma das funções do líder é justamente a de educar os filhotes mais moços. O papel do dono/humano é respeitar e até mesmo reforçar esta hierarquia de várias maneiras:

a) O cão líder (mais velho) deve ser cumprimentado primeiro quando você chegar em casa;

b) Na hora da comida, forneça primeiro para o líder e só depois para o filhote. 

 

ALIMENTAÇÃO

Alimentamos nossos cães com ração super premium PremieR.

Para os filhotes, ração a vontade até os 6 meses de idade. Após esse período, duas vezes ao dia. Não complementamos a ração com outro tipo de alimento. Água limpa e fresca a vontade para todo cão em qualquer idade.

 

VERMIFUGAÇÃO 

O ciclo de vermifugação começa aos 20 dias de vida e a partir deste período a cada 15 dias, até completarem 6 meses. Após esse período, a cada 30 dias até completarem 12 meses.

Cães adultos são vermifugados a cada 60 ou 90 dias.

Usamos os vermífugos Drontal Puppy para os filhotes e Drontal Plus para os adultos.

 

VACINAÇÃO 

O ciclo de vacinação começa aos 42 dias de vida, com a primeira dose de vacina múltipla (V8/V10). A segunda dose é aplicada 30 dias após a primeira dose, ou seja, aos 72 dias de vida. A terceira e última dose deve ser aplicada 30 dias após a segunda dose, ou seja, aos 102 dias de vida. Após a terceira e última aplicação da vacina múltipla (V8/V10), deve-se aplicar a vacina antirrábica. O reforço da vacina múltipla (V8/V10) e da vacina antirrábica deve ser aplicado anuanlemte. 

Usamos e recomendamos apenas vacinas importadas Pfizer Vanguard HTLP 5/CV-L (V8), Pfizer Vanguard PLUS (V10) e Pfizer Defensor (Antirrábica).

 

HIGIENE E LIMPEZA 

Higiene é fundamental para uma boa criação. Nossos cães são escovados e examinados individualmente. São banhados a cada 15 dias e os ouvidos são limpos semanalmente. O corte de unhas é realizado mensalmente, se necessário.